PLANO DE VOO – REGRAS DE OURO PARA UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO por Márcio Nobre
Quando embarcamos em um
avião, raramente nos questionamos ou temos ciência de todos os procedimentos
que são necessários para que a aeronave venha a alçar um vôo seguro e conquiste
o seu objetivo com tranqüilidade. Inspeções periódicas, check-lists
pré e pós voo, plano de rotas, aferições e uma série de ações predefinidas e de
suma importância que são determinantes para o sucesso da operação.
Ao embarcar no ambiente
profissional, ao iniciar uma carreira são raras as pessoas que desenvolvem
“procedimentos” para um voo tranqüilo e de sucesso. Isso acontece principalmente porquê a questão
“plano/planejamento” não é vista com a devida seriedade e acaba negligenciada
ao longo da vida pessoal e profissional. Além disso, muitas pessoas não sabem
por onde começar seus planos, o que incluir no projeto, o que fazer e como
fazer para alcançar suas metas dentro das organizações.
Existem
algumas regras de ouro que são decisivas para que este “voo” tenha o mínimo de
turbulência possível. Faça seu check-list e verifique o que há
para desenvolver ou melhorar:
- Networking
– Relacionamento é chave. Avaliar a sua rede, sua real efetividade, extensão,
fluência e solidez compõem uma importante regra a ser considerada. Aproveite
momentos de integração e interaja. Faça-se presente, disponibilize-se e capture
informações. O relacionamento estratégico deve ser incluído em seu plano de voo
e deve ser mensurado periodicamente para que você não fique com uma rede
defasada e sem referenciais naquela próxima reunião almoço com um cliente. O
ideal de networking é que em seus contatos você possa
pensar/dizer algo do tipo “Ótimo conhecermos tantas pessoas em comum, esse
mundo é pequeno mesmo”.
- Vitrine –
Você já comeu alguma vez ovo de perua? Pois essa é a diferença da galinha.
Quando ela coloca ovos sai avisando o que fez e o que faz. Se você não contar,
não expor as suas potencialidades, não demonstrar a sua capacidade, raramente
alguém saberá do que você é capaz. Ressalte seus pontos fortes e desenvolva sua
iniciativa para estar em
evidência. Há um universo de oportunidades ao redor das
pessoas, mas nem todas as enxergam como tal. Assuma novas responsabilidades.
- Lateralidade
– Em muitas empresas encontramos verdadeiros feudos ou trincheiras que
prejudicam a sinergia organizacional. Falar a mesma língua é muito importante,
mas como saber qual é o idioma se não compreendemos os diferentes universos
(leia-se áreas) da empresa. Adquira conhecimentos sobre a realidade dos
diferentes postos de trabalho que compõe a sua empresa. Saiba como pensam e o
que fazem cada um destes universos para que no futuro você possa seguir uma
trajetória vertical (promoção) com maior propriedade.
- Raio-X – Se
você precisasse fazer um anúncio classificado de você mesmo, como isso seria?
Autoconhecimento é um ponto importantíssimo neste check-list.
Avalie-se de maneira consciente e mapeie seus diferenciais e competências.
Classifique-os e desenvolva um plano de melhorias para não ser pego de surpresa
com as constantes mudanças de cenários e necessidades que o mercado impõe.
- Lugar Comum
– Fuja dele! Ser pontual, honesto, bem apresentável é premissa básica. Isso não
serve há muito tempo como diferencial. Se você não sabe falar em público, busque
um treinamento sobre isso. Se você tem dificuldades em cumprir prazos, pratique
a administração do seu tempo. Se você quer um resultado diferente, faça algo
diferente.
- Inovatividade
– Já ouviu falar disso? Muito se fala em inovação e criatividade, mas a grande
verdade é que para atingir um alto índice de desempenho nestes dois motes,
ambos precisam ser desenvolvidos em conjunto. Nem tudo que se inova é feito com
criatividade, assim como nem tudo que se cria é inovador. O importante é manter
a mente aberta, desenvolver suas percepções e buscar constantemente diferentes
soluções para um mesmo problema. Esse grande desafio depende da próxima
regra...
- Ambiente Favorável – Encontre, crie e/ou desenvolva um ambiente favorável para que seu
plano evolutivo aconteça. Empresas estagnadas oferecem poucas chances de
sucesso, empresas em “movimento” podem ser um ótimo local para a sua decolagem.
As organizações que investem no treinamento e desenvolvimento de seus
colaboradores, certamente são as mais promissoras para o seu plano de voo dar
certo.
Tenha uma ótima viagem e muito sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário